Chatbot para e-commerce: como explorar essa tecnologia

O que encontrará nesse artigo:

O atendimento ao cliente é uma das etapas mais importantes do processo de venda no digital. Atualmente, os clientes esperam respostas rápidas e eficientes, seja para decidir sobre uma compra ou conhecer melhor uma marca. Com a ajuda da tecnologia, a IA tem facilitado o acesso a chatbots para
e-commerce. Isso ajuda empreendedores a desenvolverem seu relacionamento com clientes. 

Chatbot para e-commerce funcionando no celular.


No Brasil, o varejo é o setor que mais demanda a produção de bots (25%), segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2023, realizado pela MobileTime. Nos EUA, a adoção da tecnologia no
e-commerce é ainda mais prevalente, com 70% dos bots criados sendo usados para vendas

A oportunidade de expandir seu negócio, com o apoio de um chatbot para e-commerce, quebra barreiras ao lidar com clientes internacionais. Com o apoio da inteligência artificial, é possível garantir um atendimento personalizado independente do idioma. 

Se você está buscando mais maneiras de simplificar seu processo de expansão, os planos da Globalfy foram criados para isso. Além de ser uma fonte de conteúdo sobre tendências e tecnologia, a Globalfy oferece soluções completas para diminuir a burocracia e cuidar de pendências contábeis e fiscais do seu negócio americano. 

Continue lendo para saber como os chatbot podem ajudar a impulsionar seu negócio.

O que é um chatbot?

Um chatbot é criado para interagir com usuários em tempo real, simulando conversas humanas. Esses softwares são programados para identificar perguntas de clientes e oferecer a resposta adequada através de uma base de dados. Funcionando como atendentes, são frequentemente utilizados para oferecer suporte ao cliente, responder perguntas, fornecer informações, e até realizar tarefas específicas.

Geralmente, essas ferramentas podem funcionar de duas formas, baseadas em regras ou com inteligência artificial. Os chatbots baseados em regras são treinados para responder perguntas específicas seguindo fluxos pré-determinados. Já quando contam com IA, os bots usam o processamento de linguagem natural para entender as interações e respondê-las. 

Quais são os benefícios de usar um chatbot para e-commerce?

Os chatbots para e-commerce oferecem diversos benefícios, tornando-se uma ferramenta essencial na era digital. Eeles permitem que negócios digitais atendam a um grande volume de interações, melhorando a experiência geral dos clientes e promovendo a fidelização.

O estudo CX Trends, realizado pela Octadesk e a OpinionBox, mostrou que mais de um terço dos consumidores brasileiros preferem atendimento ao comprarem online. Isso revela a necessidade de possuir uma estratégia de comunicação eficiente e rápida neste canal, principalmente para e-commerce.

Confira algumas maiores vantagens para o seu negócio:

Respostas Imediatas: uma das formas do uso de chatbot para e-commerce

Uma das principais vantagens de um chatbot para e-commerce é a capacidade de fornecer respostas imediatas. De acordo com o estudo CX Trends realizado pela Octadesk e a OpinionBox, clientes esperam respostas em até 1 minuto quando interagem com o chat de uma empresa. Dessa forma, um chatbot garante atendimento rápido, respondendo prontamente a perguntas frequentes e resolvendo problemas sem a necessidade de manter uma equipe dedicada 24 horas por dia.

Personalização do Atendimento

Na pesquisa CX Trends da Zendesk, 70% dos líderes de CX afirmaram que os bots estão melhorando sua capacidade de criar jornadas personalizadas para clientes. Os chatbots têm a capacidade de explorar dados como histórico de vendas e interações anteriores com facilidade. Assim, é possível oferecer uma experiência melhor ao cliente com sugestões de produtos, descontos personalizados e informações relevantes. 

Eficiência Operacional

Os custos operacionais de manter uma equipe especializada e pronta para responder dúvidas simples e realizar tarefas básicas podem ser reduzidos com o auxílio de um chatbot para seu e-commerce. Com o uso de bots, o setor de suporte tem mais tempo para focar em questões complexas e resolver problemas, melhorando a qualidade do atendimento e reduzindo os custos com pessoal. 

Aumento de Vendas

Além de responder dúvidas de seus clientes, os bots podem compilar as informações e criar ofertas personalizadas. De acordo com a Chatbots Magazine, lojas estão aumentando suas vendas em 7-25% com essa tecnologia. Com um chatbot para e-commerce, você pode acompanhar a jornada do seu cliente e lembrá-lo de um produto abandonado no carrinho, ou resolver um problema, informando quando um produto esgotado volta ao estoque.

Atendimento Global

Para empreendedores que estão expandindo seus negócios, utilizar um chatbot para e-commerce pode ser também uma forma de facilitar a comunicação com clientes de outros lugares. Com o apoio da IA, é possível criar bots que identificam o idioma do cliente e respondem na mesma língua. Assim, vender em mercados como o dos EUA é ainda mais fácil.

Chatbot para e-commerce com um fundo azul.

Como impulsionar seu negócio usando um chatbot para
e-commerce?

Implementar um chatbot para o seu e-commerce pode trazer inúmeras vantagens. Porém, para esse processo ter sucesso é preciso entender suas necessidades e saber como aproveitar essa tecnologia para otimizar seu atendimento. Da escolha da plataforma adequada até o treinamento e monitoramento contínuo, todos os passos vão ajudar a garantir o seu desempenho ideal do seu sistema de atendimento. Continue lendo para conhecer essas etapas. 

Escolha da plataforma

Os bots podem ser programados por regras ou utilizar inteligência artificial, como falamos. Além disso, os chatbots podem ser implementados no site da sua empresa ou por aplicativos, como WhatsApp ou Facebook Messenger e outros, e também é possível realizar integrações com as plataformas utilizadas pelo seu negócio, como CRM e processadores de pagamento. Por isso, é necessário entender as necessidades do seu negócio e dos seus clientes na hora de escolher. No Brasil, o WhatsApp domina esse setor, segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2023 realizado pela MobileTime. Porém, pensando em um cenário global é importante levar em consideração as plataformas que os clientes precisam no mercado que você está expandindo. 

Definição dos objetivos

Antes de implementar um chatbot, é importante definir claramente quais são os objetivos do seu uso. Os objetivos da implementação de um bot podem ir desde melhorar seu atendimento ao cliente, aumentar as vendas, reduzir o tempo de resposta ou qualquer outra meta específica para o seu negócio. É importante levar em consideração as expectativas do seu público e como essa tecnologia pode ajudá-lo. Em muitos casos, clientes preferem interagir com chatbots para rastrear um pedido, pesquisar sobre produtos, descontos ou ofertas. 

Monitoramento e melhoria contínua

Após a implementação, é crucial monitorar o desempenho do chatbot e buscar melhorias contínuas. Ainda existem muitas dúvidas e insatisfações dos consumidores com os chatbots. No relatório CX Trends do Zendesk, consumidores entrevistados afirmaram que esperam que os chatbots melhorem nos próximos dois anos. Por isso, analisar métricas como taxa de resolução de problemas, satisfação do cliente e feedbacks específicos pode identificar pontos de melhoria.

Pessoa testando chatbot pare e-commerce no computador.

Explore chatbots para e-commerce no seu negócio

O futuro dos chatbots para e-commerce traz muitas expectativas e possibilidades. Com a contínua evolução da inteligência artificial, essa tecnologia deve se tornar ainda mais sofisticada. Os bots estão sendo aprimorados para proporcionar um atendimento ao cliente personalizado e eficiente e realizar ainda mais tarefas. 

Assim, explorar as capacidades de um chatbot para e-commerce já não é apenas uma vantagem competitiva. Melhorar o atendimento ao cliente, aumentar a eficiência operacional e impulsionar as suas vendas são vantagens que, em longo prazo, transformam seu negócio. Além disso, chatbots ajudam a atender necessidades e expectativas dos seus clientes.

Compartilhar artigo

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O que encontrará nesse artigo:

Outros conteúdos
Duas pessoas em mesa de trabalho utilizando ferramentas no-code
Pessoa trabalhando nos seus impostos para Tax Season com caderno e calculadora
Mapa representando vendas online na Europa
Google logo on the features page
Endeavor logo on features page.
Select USA logo on features page.
UCF logo on featurs page
orlando-logo
Security logo on features page.
As informações oferecidas neste site não podem ser consideradas aconselhamento jurídico, mas informações de domínio público.
ACBJ- 1989_WEB_BADGE_120145
Plataforma completa

Receba nossas últimas atualizações

Receba nossas comunicações com informações relevantes para ajudá-lo a iniciar, crescer ou expandir seus negócios nos EUA.