Como vender móveis nos EUA – Case Falkk Furniture

O que você irá encontrar nesse artigo:

O mercado americano de e-commerce está se destacando nos últimos anos. As vendas online passarão de US$1 trilhão ainda este ano e marketplaces como Amazon e Wayfair trazem oportunidades de vender móveis nos EUA para empresas como a brasileira Falkk Furniture.

A empresa atua com a venda de móveis nos EUA desde 2020 e atualmente já está consolidada no mercado do país. Edson Finger Júnior e Ellen Thays Finger, sócios da marca, contam mais sobre a experiência de internacionalizar a Falkk. 

Continue lendo para conhecer as oportunidade do e-commerce americano e como levar sua empresa aos EUA.

Foto de colaboradores da Falkk, empresa que vende móveis nos EUA

Como surgiu a ideia de vender móveis nos EUA

A Falkk surgiu como braço de uma tradicional marca de móveis brasileira, Indústria de Móveis Finger, em 2012. A empresa seguiu atuando apenas no Brasil até 2020, quando surgiu a oportunidade de internacionalizar a marca. “Nós recebemos o desafio de levar a marca para os Estados Unidos, a ideia veio da diretoria da empresa. Então, eu e a Thays começamos a dar vida a esse projeto”, conta Edson Finger Júnior, sócio da Falkk.

Com a decisão tomada, o próximo passo era desenvolver o plano de negócios e entender como seria o processo para viabilizar a marca a vender móveis nos EUA. “Foi algo bem interessante porque em questão de 30 dias nós tínhamos feito uma reunião com a Globalfy e em 60 dias nós estávamos com a empresa pronta e com contêiner embarcando. Então foi algo muito rápido”, Edson relembra. 

Os primeiros desafios 

A operação da Falkk nos Estados Unidos começou no final de 2020 durante o primeiro ano da pandemia de COVID-19, momento em que muitos negócios digitais foram impulsionados devido à necessidade de comprar online. “A pandemia, de fato, acelerou muito nosso crescimento, tanto para a Falkk aqui no Brasil como para a Falkk nos Estados Unidos. Então, eu costumo dizer que a gente viu a oportunidade no meio da dificuldade”, explica, Ellen Thays Finger, sócia da Falkk. 

Em relação ao processo de abertura da empresa, Ellen Thays conta que não sentiu dificuldade: “Não foi difícil, até porque estamos acostumados com a burocracia aqui do Brasil, que coisas simples demoram meses”. 

Porém, no início de 2021, os primeiros desafios de atender um novo público começaram a aparecer, quando foi preciso, além de ajustar processos internos, entender as preferências do consumidor americano

“O mais difícil foi quando a gente iniciou as vendas e começou a receber alguns reviews negativos. Porque nossa embalagem não estava preparada para a logística dos EUA”. Nesse momento, foi preciso readaptar as embalagens para a operação americana, “questão que conseguimos contornar com alguns ajustes”, completa. 

No mercado americano, a Falkk buscou o sistema D2C, direct-to-consumer. Desta forma, eles fabricam no Brasil e para vender móveis nos EUA diretamente ao consumidor final!

O início da jornada internacional para vender móveis nos EUA fabricados no Brasil

A Falkk Furniture optou por estar em dois marketplaces, que são Amazon e Wayfair. “Nós entramos e começamos a ganhar relevância nessas duas plataformas”, conta Ellen Thays. 

Saiba tudo sobre Amazon e outros marketplaces para vender nos Estados Unidos, clicando aqui!

No início, foi preciso lidar com situações de quebra de estoque: “Acredito que essas situações nos prejudicaram um pouco, porque precisamos de alguns dias para fazer a reposição, contando os dias de produção, que é feita no Brasil, mais o transporte até chegar ao warehouse do Globalfy nos Estados Unidos. Quando isso acontecia, a gente sentia uma dificuldade de retomar a relevância dentro dos marketplaces”. 

Edson conta que 2021 foi um ano desafiador, mas com muitos resultados positivos, “fomos ajustando questões internas, como embalagem, foto dos produtos nos marketplaces, manual… Mas contornamos essas dificuldades e pudemos ver ótimos resultados”. 

Próximos passos 

Para 2022, os planos da Falkk são de expansão da operação americana, “2021 foi um ano de muito aprendizado, mas 2022 a gente já vê com outros olhos. Estamos desenvolvendo toda uma linha de móveis pensada para o consumidor americano, pensado no gosto, no estilo, naquilo que utilizam mais”, explica Ellen Thays. 

“Somos uma empresa jovem, mas conseguimos ver os resultados que atingimos até agora, que são muito bons. O volume que já enviamos para os Estados Unidos e vendemos é muito positivo”, completa Edson. 

Pessoa recebendo caixa com produtos de e-commerce

Dicas para quem está começando agora 

Para Edson e Ellen Thays, o importante para os empreendedores que estão começando – ou ainda pensando em tornar o negócio internacional – é dar o primeiro passo. “Se você esperar o plano de negócios perfeito para tirar do papel, você nunca vai tirar, então, a mensagem é: encarar. Não parar no primeiro obstáculo”. 

Saiba mais sobre o mercado de móveis nos EUA clicando aqui.

Para eles, as questões a serem melhoradas aparecem na prática e podem ser ajustadas durante a operação. “O que nós aprendemos é que é possível fazer ajustes durante o processo, você vai melhorando e vendo o que precisa ser aperfeiçoado. Os resultados positivos vão aparecendo”.  

“Nós colocamos amor sobre o produto, sobre a Falkk Furniture. Crescemos dentro da empresa e com a empresa. Termos essa oportunidade é fantástico!”. 

A jornada internacional da Falkk foi possível com ajustes, trabalho duro e parceiros confiáveis. Após a abertura do negócio nos EUA, a Globalfy continuou colaborando com o negócio para garantir que todas as operações de fulfillment acontecessem de acordo com as necessidades da empresa.

Aproveite as oportunidades do mercado de e-commerce nos EUA, como a Falkk. Clique aqui e abra sua empresa nos EUA em menos de 5 minutos!

Compartilhar artigo

Comments are closed.

Explorar
Outros conteúdos
gfy_resize-blog-imgs_blog_20-2
Bandeiras dos Estados Unidos
Entrepreneurs receiving their EIN confirmation letter
globalfy_Logo_google_ok2
globalfy_Logo_Endeavor
globalfy_selectusa_logo
globalfy_university-of-central-florida-ucf-vector-logo-2022

Inscreva-se para fazer parte do nosso grupo exclusivo e confira Centro de conteúdoNotíciasTendências de negócios

Assine!

2024 Todos os direitos reservados © Globalfy, LLC


globalfy_ssl-secure

As informações oferecidas neste site não podem ser consideradas aconselhamento jurídico, mas informações de domínio público.