Globalfy

Company Combo agora é Globalfy

Qual é a diferença entre uma C Corporation e uma empresa LLC nos EUA?

Entender a diferença entre uma C Corporation e uma empresa LLC nos EUA é essencial para empresários na hora de começar um negócio nos Estados Unidos. Antes de abrir uma empresa no exterior, empreendedores precisam escolher a categoria que mais se encaixa com as necessidades do seu negócio.

Os modelos que apresentam mais benefícios para empreendedores costumam ser LLC, Limited Liability Company, ou C Corp, também conhecida como C Corporation. Essas categorias são similares, respectivamente, as empresas LTDA e S/A, usadas no Brasil, e têm o objetivo de distinguir a pessoa física da jurídica.

Porém, cada uma delas conta com modelos distintos de administração e tributação. É importante compreender, a fundo, quais as diferenças entre elas para tomar a decisão correta no momento de abrir sua empresa em solo americano.

Homem analisando papéis sobre LLC e C CORP

Empresa LLC: O que é?

Quer saber o que significa LLC? A sigla pode ser traduzida como Sociedade de Responsabilidade Limitada, do inglês Limited Liability Company. Esse tipo de empresa dos Estados Unidos é similar ao modelo LTDA usado no Brasil. 

Ao abrir uma empresa nos Estados Unidos no formato de LLC, você protege parcialmente a sua pessoa física de potenciais problemas financeiros e processos que a sua pessoa jurídica possa ter.

Principais benefícios da LLC

Flexibilidade na gestão

As LLCs oferecem mais flexibilidade para empreendedores buscando montar empresa nos EUA. Diferente das Corporations, esse tipo de negócio não precisa necessariamente de uma estrutura de diretores responsáveis pela maior parte das decisões.

Além disso, em alguns estados americanos, como na Flórida, uma empresa LLC pode ser configurada com apenas uma pessoa física.

Evita a dupla taxação

Um fator importante na hora de escolher o melhor modelo para sua empresa são os impostos nos EUA. A empresa LLC não paga o imposto de renda ao IRS como pessoa jurídica, evitando a dupla tributação. Nesse modelo, todo o lucro é distribuído aos membros, que, por sua vez, devem pagar o imposto como pessoa física. 

Em alguns estados americanos, como a Flórida, pessoas físicas não precisam pagar o imposto de renda estadual. Assim, o valor recolhido sobre os lucros é ainda menor.

Separação parcial de responsabilidade

Separação parcial de responsabilidade significa que as LLCs são entidades separadas de seus membros. Assim, bens pessoais dos sócios não podem ser apreendidos em caso de consequências jurídicas. 

Homem analisando documentos

Estrangeiros podem abrir uma empresa LLC nos Estados Unidos?

Assim como com uma C Corporation, é possível abrir uma LLC mesmo não sendo residente dos Estados Unidos! Para isso, você só precisa de um endereço comercial (pode ser um endereço virtual ou o endereço do seu contador).

Empreendedores do exterior têm a oportunidade de abrir suas empresas LLCs nos EUA sem a necessidade de visto americano, SSN ou ITIN. Você não precisa nem viajar aos Estados Unidos para registrar sua LLC: Faça todo o processo do seu país de origem, 100% online!

Desvantagens da LLC  

Não é o formato ideal para receber investimentos

Se você tem o objetivo de receber investimento em sua empresa americana, a LLC não é a melhor escolha. Em geral, investidores dão preferência para a estrutura da C Corp, pois possibilita negociar e participar do mercado de ações. Já as LLCs estão limitadas a oferecer dívida (dinheiro líquido, retornos) ou patrimônio (propriedade) aos seus investidores.

Distribuição de lucros obrigatória

Ao final de um ano fiscal, você precisa, obrigatoriamente, distribuir os lucros da empresa LLC entre os sócios, de acordo com a participação de cada um. Nas C Corporations isso não é uma regra.

Quem deve optar pela LLC?

A LLC se diferencia da C CORP por ser um modelo de empresa que permite flexibilidade. Esse modelo é muito atrativo para empreendedores globais que buscam uma gestão menos tradicional. 

Além disso, para aqueles que não abrem mão de receber os lucros do ano fiscal integralmente, a LLC é a alternativa certa.

Gostou dessa alternativa? Antes de tomar sua decisão, descubra os prós e contras das C Corps, próximo assunto deste artigo.

Mulher pesquisando com papelada e calculadora

O que é uma C Corporation?

Em primeiro lugar, é importante saber existe – além da LLC e da C Corp – a S Corp, uma estrutura corporativa disponível apenas para acionistas americanos.

A Corporation é uma categoria que conta com uma estrutura hierarquizada, com acionistas, diretores e conselheiros. Para funcionar, esse modelo precisa dos Articles of Incorporation (Artigos de Incorporação). 

Essa opção segue algumas normas, como adoção de estatutos, reuniões frequentes entre acionistas, apresentação de relatórios anuais e emissão de ações. Além disso, conta com impostos estaduais e federais. Em resumo, a C Corp apresenta um modelo mais tradicional, se comparada à LLC. 

Do mesmo jeito, C Corps são uma opção muito popular entre empreendedores internacionais ao abrir empresa nos EUA. Com a Globalfy, você também pode começar seu negócio no país com apenas um clique!

Principais benefícios da C Corporation

Propriedade irrestrita

As C Corps são a melhor opção para empresas que desejam ser negociadas publicamente, graças à sua disposição de propriedade irrestrita. Esse princípio permite que as C Corporations participem do mercado de ações e tenham investidores ilimitados. Este aspecto é fundamental quando se compara uma C Corp vs. LLC, já que esta última tem muito mais dificuldade em obter capital externo.

Empreendedores emergentes com ideias e modelos de negócios atraentes poderiam se beneficiar desse fato, pois uma C Corp oferece mais segurança para investidores externos.

Pessoa física não precisa declarar imposto

Diferente da LLC, em uma empresa C Corp, sócios não são obrigados a fazer a declaração de imposto nos Estados Unidos. Isso só é necessário quando existe distribuição de lucro para os acionistas.

Por conta desse detalhe, muitos estrangeiros optam pela Corporation

Créditos em nome da empresa

Outro ponto relevante é a possibilidade de construção de crédito no nome da empresa. Na LLC, o crédito é construído por meio dos sócios, o que pode representar uma dificuldade para quem não mora nos Estados Unidos.

Pessoa assinando documentos

Desvantagens da C Corporation

Dupla Tributação

A principal desvantagem da C Corp é a dupla tributação. Com ela, você paga tributos, inicialmente, no nível corporativo, referente ao lucro líquido da empresa. Depois disso, paga novamente, quando os lucros são distribuídos aos acionistas.

Já as empresas LLCs nos EUA conseguem evitar tributos dobrados por não pagar imposto de renda no nível empresarial. Contudo, os membros de empresas desse tipo devem pagar impostos no nível individual. Esse fator costuma ser considerado por empreendedores na hora de começar um negócios nos EUA.

Para quem a C Corp é indicada? 

Se o seu objetivo é receber investimento, a C Corp é uma boa alternativa. Por ter classes distintas de ações, esse modelo permite a emissão de títulos preferenciais. 

Ela também funciona muito bem para os proprietários que querem se beneficiar de disposições do código fiscal relacionados à exclusão de determinado ganho de capital ou de dedução de determinadas perdas.  

LLC e C Corp: Principais diferenças 

 C CorporationLLC (Limited Liability Company)
Equivalente no BrasilS/ALtda
Responsabilidades da empresaResponsabilidade pessoal parcialmente limitada dos sócios pelas obrigações da corporação.Responsabilidade pessoal parcialmente limitada dos membros de obrigações da empresa.
Tributos obrigatóriosConta com uma dupla tributação. Primeiramente ao nível corporativo e depois no momento em que os acionistas recebem seus dividendos.

A não ser que haja distribuição de lucros, os acionistas da empresa não precisam fazer declaração de imposto.

Exceto se a empresa opte por ser taxada como uma Corporation, a LLC não é tributada. Os lucros e perdas são repassados para os seus membros.

Anualmente, todos os sócios precisam fazer declaração de imposto nos Estados Unidos.

PropriedadeSem limite de classes de ações. Número ilimitado de acionistas.Número ilimitado de “membros”.
Documentos necessários para a abertura da empresaArticles of Incorporation, Bylaws, Organizational Board Resolutions, Stock Certificates e Stock Ledger.Articles of Organization e Operating Agreement.
Estrutura de gestãoEstrutura mais “engessada”, onde um Conselho de Administração tem a responsabilidade global da gestão, enquanto os gerentes executam as tarefas do dia a dia. Estrutura mais livre. O Acordo Operacional (Operating Agreement) decide de que maneira o negócio será gerido e um gerente pode ser designado.
Contribuição de capitalAs ações são compradas pelos Shareholders.Em geral, os membros contribuem com serviços ou dinheiro no momento da formação.
Captação de investimentosPode levantar fundos por meio da emissão de dívidas conversíveis e venda de ações.Pode levantar fundos por meio da emissão de um “membership interests”.
Notação de risco de créditoConstrói um “credit score”.Utiliza o crédito dos seus proprietários.

Semelhanças entre empresas LLC e C Corp

  • Tanto a LLC quanto a C Corporation contam com propriedade transferível. Isso significa ser possível transferir a propriedade da empresa para outra pessoa seguindo as leis específicas de cada estado.
  • Ambos os formatos de empresa duram indefinidamente e podem ser assumidas por novos sócios, mesmo após a morte dos seus proprietários.
  • Conforme as regras do estado, uma LLC pode tornar-se C Corp, o contrário também é válido. Além disso, elas também podem ser transferidas para outro estado.
  • A LLC e a C Corp contam com proteção contra responsabilidade pessoal e protegem parcialmente os membros de obrigações empresariais em nível de pessoa física. 

Vale saber: usamos o termo “parcialmente”, pois existem alguns casos de tribunais americanos que foram contra a blindagem da pessoa física em processos da empresa, mesmo sem que o indivíduo tivesse participação ativa no caso questionado.

Pessoas reunidas

Mais algumas informações importantes sobre LLC e C Corp

Ficou a clara a diferença entre LLC e C Corp? Lembre-se que, na hora de expandir seus negócios para os EUA, é importante ter a orientação de profissionais especializados!

Com a Globalfy, você pode registrar sua empresa nos EUA de qualquer lugar em um clique, além de contar com orientação especializada para seu empreendimento. O plano de abertura de empresa completo da Globalfy também oferecem 1 ano de endereço virtual e uma conta bancária empresarial nos EUA. Não perca a oportunidade de participar do mercado mais forte do mundo!

Confira tudo que você precisa saber sobre abertura de negócios no exterior, impostos nos Estados Unidos, soluções bancárias internacionais e muito mais no nosso blog e no nosso canal do YouTube.

Caso você tenha alguma dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato com nossa equipe de atendimento ao cliente.

Categorias

Descubra

Outros Conteúdos

Inscreva-se e receba nosso conteúdo exclusivo.

Qual é a diferença entre uma C Corporation e uma empresa LLC nos EUA?

Categorias

Outros Conteúdos

Inscreva-se e receba nosso conteúdo exclusivo.

Inscreva-se e receba nosso conteúdo exclusivo.