Um dos grandes erros do empresário brasileiro ao exportar para os EUA seus produtos e serviços é não levar em conta as características e necessidades do mercado local.
No caso dos produtos, a situação pode se tornar ainda mais complicada caso a embalagem não esteja de acordo com as regras de exportação americana.
Para isso, separamos 6 dicas valiosas para você levar em consideração quando estiver preparando seus produtos para exportar para os EUA:
1. Adequar sua embalagem ao Inglês. Mesmo que também venda seu produto para outros países, utilizar o Inglês facilitará sua comercialização pois o idioma é mundial.
2. Informar: ingredientes, origem, informações de segurança que considere importante e modo de uso. A Tabela Nutricional precisa seguir as regras do país e, obviamente, estar no idioma do país-alvo.
Atenção: Mesmo que um primeiro momento não seja possível fazer uma embalagem específica para o mercado americano, pense em alternativas em adesivos ou fichas técnicas adicionais.
3. Entender os hábitos do seu consumidor e como ele poderá interagir com seu produto. Respeitar a cultura local! Ter cuidado às cores e jargões do Brasil, pois, podem não possuir o mesmo significado.
Por exemplo: Na China o branco significa luto. O vermelho no Leste Europeu pode ser associado ao comunismo.
4. Informar através de simbologias mundiais as características de sua embalagem: material reciclável, aço, ferro, embalagem plástica, entre outros.
5. De acordo com o US CBP, todo produto deve ter marcação de seu país de origem. O que é fabricado no Brasil, por exemplo, deve ter “Made in Brazil”.
6. Avaliar o translado. Qual o melhor formato de paletização levando em consideração o modal de transporte que utilizará? Pensar somente na embalagem final pode ser um tremendo risco, pois, seu produto pode fracassar antes mesmo de ser exposto devido as condições adversas durante o transporte.
Antes de começar o processo de exportar para os EUA, é importante levar em consideração as exigências do FDA ou USDA para produtos que são regulamentados, como equipamentos médicos, alguns alimentos, cosméticos e medicamentos. Se o seu produto não estiver dentro das exigências destes órgãos, ele será impedido de entrar no país.
Separamos os links mais importantes para que possa aprofundar o estudo:
• Confira uma lista de produtos e quais órgão são responsáveis pela sua regulamentação.
• Neste link encontrará as exigências para exportação de alimentos e bebidas para os EUA.
• Acesso ao conteúdo da APEX Brasil sobre Embalagens para Exportação.
Além da embalagem, para exportar seus produtos para os EUA, você vai precisar ter todos os registros e regulamentações corretas da sua empresa. Conte com o suporte exclusivo da Globalfy para registrar seu negócio nos EUA. Escolha o plano que combina com as suas necessidades e comece a fazer negócios internacionais.