Tax ID: O que é e como funciona nos EUA?

O que encontrará nesse artigo:

Independente da localização, impostos e tributos são uma das maiores preocupações de empreendedores. Para abrir uma empresa nos EUA, isso não é diferente. Empresários globais costumam ter muitas perguntas sobre Tax ID. O que é? Como funciona? Quais são seus equivalentes em outros países?

Conhecer as obrigações fiscais do país em que você pretende empreender vai te ajudar a garantir mais lucros e sucesso na sua carreira internacional. 

Para brasileiros, o Tax ID acaba sendo um documento equivalente ao CNPJ ou CPF nos Estados Unidos. Porém, apesar das semelhanças, é importante que você esteja informado sobre o papel deste documento e as suas funções. 

Pessoa pesquisando sobre Tax ID com papéis e calculadora sobre a mesa

O que é TAX ID?

O Tax ID identifica empresas e pessoas junto ao Internal Revenue Service (IRS), órgão responsável pelo recolhimento de impostos nos EUA. O nome é uma abreviação de Tax Payer Identification. É usado para falar de outros documentos, como o EIN, o ITIN ou o SSN.  Por isso, em formulários que pedem Tax ID o que é esperado é que seja citado qualquer um dos três números.  

Por isso, para empreendedores estrangeiros, entender as diferenças entre cada um dos números é importante para evitar confusões e gerir seu negócio com mais segurança. Continue lendo e descubra cada uma das particularidades dos equivalentes ao CNPJ e ao CPF nos Estados Unidos. 

Como é o CNPJ nos Estados Unidos?

No Brasil, o CNPJ é o número de registro das empresas designado pela Receita Federal. Ele serve para identificar o negócio para, por exemplo, a emissão de notas fiscais e o pagamento dos impostos. Empresas possuem um registro equivalente ao CNPJ nos Estados Unidos chamado Employer Identification Number (EIN).

Esse documento serve para identificar pessoas jurídicas junto ao IRS, órgão norte-americano similar à Receita Federal brasileira. Obter o EIN é um dos passos necessários para abrir e gerir uma empresa no país. 

O EIN será o Tax ID da sua empresa, assim vai servir para registrar as transações realizadas nos EUA e garantir que os impostos sejam pagos de maneira correta. Esse documento pode ser solicitado por empreendedores de qualquer lugar que desejam incorporar seu negócio nos Estados Unidos. 

Além disso, geralmente, o EIN é requisitado por bancos na hora de abrir contas empresariais nos EUA. Mesmo sem registros de pessoa física no país, você pode abrir uma conta nos EUA para sua empresa e aproveitar todos os benefícios da economia americana

Com a Globalfy, você pode solicitar o seu EIN agora, é só escolher o seu plano de abertura de empresa nos EUA e iniciar o processo! 

Mulher pesquisando em computador com papelada

Existe CPF nos EUA?

Além de pessoas jurídicas, pessoas físicas também são identificadas pelo Tax ID. O que é utilizado como CPF nos EUA? Existem duas respostas para essa pergunta. O Social Security Number (SSN) e o Individual Tax Identification Number (ITIN) são respectivamente usados para identificar residentes dos EUA e estrangeiros. 

SSN 

O SSN, traduzido como Número da Previdência Social, é um número de identificação para os cidadãos americanos. Apesar de ser próximo ao CPF, existem algumas diferenças. Esse documento também é utilizado em programas de Seguridade Social nos EUA, tendo uma função próxima ao PIS no Brasil. 

O SSN é emitido no nascimento e também pode ser obtido por residentes permanentes ou temporários do país. Estrangeiros com vistos para trabalho ou vistos de estudo com permissão para trabalho podem pedir o SSN no país.

ITIN

Para quem não mora no país, ou ainda não concluiu o processo de cidadania americana, o ITIN serve para realizar a entrega do imposto de renda nos EUA. Com nove dígitos, esse número identifica pessoas que precisam prestar contas ao IRS dos Estados Unidos mas não são elegíveis para o SSN. 

Na prática, essa documentação serve para que pessoas que não estão aptas para aplicarem para o SSN possam declarar seus impostos nos EUA de maneira correta. O ITIN também oferece outras vantagens, como a possibilidade de abrir uma conta bancária pessoal nos EUA sem um SSN, além de ampliar sua relação financeira e fiscal no país

Para empreendedores estrangeiros, o ITIN pode ser necessário para declarar seus lucros com suas LLCs ou C Corps nos EUA

Você tem interesse em obter um ITIN? Clientes Globalfy podem contratar esse serviço extra em todos os nosso planos! 

Tax ID: O que é necessário para minha empresa?

Agora que você já conhece o Tax ID, o que é e como cada tipo funciona, saiba o que é necessário para sua empresa. 

Registrar sua empresa com um EIN é obrigatório para grande parte dos negócios. Empresas de Sole Proprietorship, por exemplo, podem ser abertas utilizando apenas o SSN do membro. Porém, de acordo com o IRS, o EIN será necessário nessa estrutura em algumas situações, como a contratação de pessoal.

Além do EIN, dependendo da estrutura e organização da sua empresa, LLC ou C Corp, pode ser necessário que os proprietários declarem seu imposto de renda individual nos EUA. Como informamos acima, é preciso obter um ITIN para realizar as declarações necessárias como pessoa física nos Estados Unidos

Cada negócio pode ter diferentes necessidades. Por isso, ter o apoio de parceiros especializados, como a Globalfy, vai fazer a diferença para a sua empresa.

Como conseguir meu Tax ID?

Tanto o EIN como o ITIN são emitidos pelo IRS, a Receita Federal dos EUA. O processo pode ser feito online, com a apresentação de alguns documentos e preenchimento de formulários

Quem deseja obter um ITIN, deve preencher um formulário W-7 e enviá-lo ao IRS junto com uma declaração de impostos e documentos originais que confirmem sua identidade e status de cidadão estrangeiro. Para empresas, o EIN pode ser obtido em 15 a 20 dias após o preenchimento de um formulário chamado SS4 que é enviado para o IRS. 

Para empreendedores de fora do país, esse processo pode ser feito com o apoio de empresas como a Globalfy. Na hora de abrir sua empresa, você obterá seu EIN e registro estadual com facilidade.

Compartilhar artigo

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

O que encontrará nesse artigo:

Outros conteúdos
Carga tributária nos EUA para empresas
Mulher falando em headset trabalhando como Registered Agent
Ilustração de pessoas falando sobre empresas LLC
Google logo on the features page
Endeavor logo on features page.
Select USA logo on features page.
UCF logo on featurs page
orlando-logo
Security logo on features page.
As informações oferecidas neste site não podem ser consideradas aconselhamento jurídico, mas informações de domínio público.
ACBJ- 1989_WEB_BADGE_120145
Plataforma completa

Receba nossas últimas atualizações

Receba nossas comunicações com informações relevantes para ajudá-lo a iniciar, crescer ou expandir seus negócios nos EUA.