Empresários do setor de moda devem ficar atentos ao mercado de fashion e-commerce nos Estados Unidos. Só em 2020, o segmento contabilizou U$110,6 bilhões em vendas. Sua empresa também pode aproveitar esse grande potencial, entenda como!
Se você empreende no setor de moda no Brasil, é importante também ficar atento ao potencial do mercado norte-americano. Os EUA somam números impressionantes quando falamos sobre fashion e-commerce e oferece muitas oportunidades para as empresas internacionais.
Em 2020, as vendas via e-commerce representaram cerca de 29% do montante gerado no varejo de moda nos Estados Unidos e, desde 2003, o setor apresenta uma taxa de crescimento anual estável. Só em 2020, o segmento de fashion e-commerce contabilizou U$110,6 bilhões e a projeção para 2024 é que esse total chegue a U$153,6 bilhões.
Para aproveitar as vantagens do mercado norte-americano e expandir a atuação da sua empresa para fora do Brasil, você pode levar seu fashion e-commerce para os Estados Unidos. É possível completar todo o processo em alguns dias e começar a operar internacionalmente.
Saiba como abrir sua empresa e viabilizar uma operação internacional nos próximos tópicos!
Conheça o mercado de fashion e-commerce nos Estados Unidos
Antes de iniciar seu empreendimento nos Estados Unidos vale entender melhor o consumidor e o mercado norte-americanos. Dessa forma, é possível definir estratégias assertivas para sua nova operação. Conheça alguns insights:
⚈ Em 2018, a porcentagem de usuários da internet que já haviam comprado um produto de moda online era de 57%, o que torna o fashion e-commerce a categoria de compras mais popular do mundo virtual.
⚈ Quando falamos sobre os norte-americano, aproximadamente um terço de quem consome produtos de moda online gasta de U$21 a U$50 por pedido.
⚈ A média por carrinho de compras é de 2 itens.
⚈ As categorias mais populares de compras online e cross-border no mundo são: vestuário, calçados e acessórios.
Como começar meu fashion e-commerce nos Estados Unidos?
Abrir uma empresa nos Estados Unidos é simples e todo processo pode ser feito em poucos dias. Será necessário apenas um passaporte válido, caso prefira fazer todo o processo remotamente.
Após iniciar o procedimento, sua empresa estará apta a iniciar suas atividades em até 20 dias. E, como dito anteriormente, você pode optar por fazer todo o processo sem sair do Brasil.
De maneira geral, será necessário completar seis etapas para iniciar seu e-commerce internacional:
1. Escolha o nome da sua empresa e não deixe de conferir se ele está disponível no estado definido para o registro do seu negócio.
2. Defina a categoria da sua empresa entre LLC e C CORP. Elas são similares aos modelos usados no Brasil, LTDA e S/A, respectivamente, e têm o objetivo de distinguir a pessoa física da jurídica. Entenda a diferença entre as duas.
3. Escolha um estado para registrar sua empresa. Geralmente o mais indicado é que você faça a abertura da sua empresa no mesmo estado em que suas mercadorias estarão. Muitos empresários brasileiros e latinos optam pela Flórida. Um outro estado também bastante procurado é Delaware. Conheça mais sobre esse tema.
4.Tenha um endereço virtual para receber correspondências importantes, principalmente relativas à abertura da empresa. Esse serviço pode ser contratado com facilidade.
5. Faça a solicitação do EIN para iniciar sua operação. O Federal Employer Identification Number (EIN) é um número fornecido pelo Departamento de Receita do Governo Federal Americano (IRS – Internal Revenue Service) que permite o registro de todas as transações realizadas pela empresa e garante o pagamento dos impostos.
6. Abra uma conta em um banco norte-americano para realizar as transações da sua empresa. A conta também pode ser aberta remotamente.
Como exportar produtos para os Estados Unidos?
Na hora de exportar seus produtos para os Estados Unidos, é importante conhecer algumas exigências do país para a comercialização de produtos de moda, como roupas e acessórios.
A primeira delas é em relação às etiquetas dos produtos, que devem respeitar duas leis específicas, regidas pela Federal Trade Commission (FTC). Confira!
1. Textile and Wools Acts
A Textile and Wools Acts exige que os rótulos tenham quatro informações principais sobre a peça: composição, fabricante e importador (ou revendedor) e país de origem.
Em relação à composição, os elementos do produto devem ser informados em ordem decrescente de porcentagem, considerando que materiais não fibrosos, como zíperes e botões não precisam ser incluídos.
A origem do tecido também precisa ser informada. Se, por exemplo, um produto for fabricado nos Estados Unidos, mas o seu tecido for importado de outro país, a etiqueta deve conter a seguinte informação: “Fabricado nos EUA com materiais importados“.
2. Regra de Rotulagem
A Regra de Rotulagem pede que as informações sobre os cuidados com as roupas sejam informadas. Se o uso do ferro de passar for contraindicado, por exemplo, é preciso que essa informação esteja na etiqueta. É importante que as instruções sejam claras, legíveis e em inglês.
3. Registered Identification Number
O Registered Identification Number é um número de registro emitido pelo Federal Trade Commission (FTC) para empresas que fabricam, importam ou lidam com produtos. Portanto, aqueles que trabalham com vestuário nos Estados Unidos devem emitir o RN.
Na etiqueta do produto, é obrigatório informar o nome da empresa ou o RN do fabricante, importador ou revendedor. Você pode solicitar seu RN por meio deste link.
Como viabilizar uma operação nos Estados Unidos?
Para viabilizar a operação do seu fashion e-commerce nos Estados Unidos será necessário estruturar a logística para armazenamento e entrega dos produtos aos clientes norte-americanos.
Empresas que trabalham com o modelo 3PL, ou Third-Party Logistics, podem ajudar você nessa jornada. Elas são responsáveis por cuidar da operação de fulfillment, ou seja, organizar seu estoque no warehouse (ou depósito), separar, embalar e enviar.
Além disso, com o software de gestão, usado pela empresa responsável para apoiar toda a operação, o empresário consegue fazer o gerenciamento dos seus pedidos e entregas mesmo a distância.
Ou seja, seu fashion e-commerce pode atuar também em outro país. Conheça nossos planos e leve seu negócio para os EUA agora.